BLOG OFICIAL DA ARTE DE ESCULPIR EM AREIA DO BRASIL- RESPONSÁVEL CLAUDIO NOGUEIROL
Bem vindo ao blog oficial brasileiro onde você, vai saber verdadeiramente tudo sobre esta arte, que nasceu tecnicamente aqui no Brasil, exclusivamente na baixada santista, pelas mãos de um artista plástico que implantou a PRIMEIRA ESCOLA OFICIAL DE ESCULTURAS EM AREIA, e onde saíram TODOS OS CAMPEÕES BRASILEIROS E MUNDIAIS desta modalidade artística como eu. Também vai ver projetos, oficinas, notícias, eventos, e o que esta arte pode oferecer a você. OBRIGADO PELA VISITA

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS
O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

CONTATO

TEL. (13) 99712.6569 - esculturasemareia@gmail.com

E-MAIL

E-MAIL
Minha foto
SANTOS, SÃO PAULO, Brazil
Escultor em areia desde 1969, foi aluno da primeira turma do CURSO OFICIAL DE ESCULTURAS DE AREIA DO BRASIL, ministrado na cidade de Santos - SP. CAMPEÂO BRASILEIRO DE ESCULTURAS EM AREIA em 76 e em vários outros eventos da modalidade. Trabalha profissionalmente realizando diversos projetos nesta área. Este é seu site oficial http://esculturasemareia.blogspot.com.br/ Veja tambem em www.artedocimento.com.br

A HISTÓRIA DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL (PARTE 4 )


PEDRO GERMI E ESCULTURA EM AREIA. A HISTÓRIA DE UM CASAMENTO QUE DEU CERTO

Para o santista principalmente, escultura em areia nas praias da cidade não é algo novo, já que estamos acostumados a apreciar verdadeiras obras erguidas com talento por artistas plásticos, que também se dedicam a essa atividade. O que para nós não é novidade, para os europeus já foi uma das maiores inovações. Pedro Germi, o introdutor da escultura em areia em sentido vertical tinha muitas histórias para contar, inclusive sobre a admiração dos franceses ao descobrirem que escultura em areia podia subir em direção aos céus, já que lá, até o começo dos anos 70 somente se esculpia horizontalmente, no chão.
Não Satisfeito em criar escultores em areia e em divulgar a arte em todo o país e também no exterior, Pedro Germi resolveu, transformar a areia do mar em “pedra”, uma maneira que encontrou para que as esculturas, depois de pronta, não fossem destruídas pelo vento ou pelas pessoas.
Mas esta idéia de “petreficar” a areia tem um lado místico na trajetória do artista, que ele nunca conseguiu ter as explicações. Existe a história da menina deficiente física que nunca mais apareceu. Aconteceu assim.
Pedro Germi estava esculpindo uma virgem, numa praia quase deserta por causa da hora – ainda era muito cedo. A menina foi chegando, caminhando com dificuldade, até que caiu de joelhos, no que foi que foi imitada pela mãe ou babá. Depois de um tempo de observação, ela disse: “Porque o senhor não descobre um jeito de endurecer essa areia; assim o mar não leva a virgem?”.
Existe ainda um outro episódio, semelhante ao primeiro. Também aconteceu numa praia quase deserta, enquanto Pedro Germi concentrava-se no seu trabalho, de repente, um rapaz de cerca de 20 anos parou perto dele. Muito inteligente ele observou o trabalho que Pedro Germi realizava e terminou por dizer “O senhor sabe o que existe no sal da areia? Porque o senhor não estuda e analisa o sal? Isso pode levá-lo a endurecer a areia.” A partir de então Pedro nunca mais o viu. O que intrigou Pedro Germi foi justamente essa situação misteriosa. “Porque eu nunca mais consegui ter contato com essas duas pessoas?”. Foram elas que deram a dica a Pedro Germi a realizar o que hoje ainda chamamos de ESCULTURAS EM AREIA DO MAR PETREFICADA.
Com isto realizou diversos monumentos e esculturas que hoje encontramos espalhadas pelo Brasil e até no exterior.
“ESSE FOI O CARA”.
Parabéns meu mestre.

AGORA VOCE PODE TER UM CASTELO EM CASA ! CLIQUE NA IMAGEM E APRECIE.