BLOG OFICIAL DA ARTE DE ESCULPIR EM AREIA DO BRASIL- RESPONSÁVEL CLAUDIO NOGUEIROL
Bem vindo ao blog oficial brasileiro onde você, vai saber verdadeiramente tudo sobre esta arte, que nasceu tecnicamente aqui no Brasil, exclusivamente na baixada santista, pelas mãos de um artista plástico que implantou a PRIMEIRA ESCOLA OFICIAL DE ESCULTURAS EM AREIA, e onde saíram TODOS OS CAMPEÕES BRASILEIROS E MUNDIAIS desta modalidade artística como eu. Também vai ver projetos, oficinas, notícias, eventos, e o que esta arte pode oferecer a você. OBRIGADO PELA VISITA

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS
O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

CONTATO

TEL. (13) 99712.6569 - esculturasemareia@gmail.com

E-MAIL

E-MAIL
Minha foto
SANTOS, SÃO PAULO, Brazil
Escultor em areia desde 1969, foi aluno da primeira turma do CURSO OFICIAL DE ESCULTURAS DE AREIA DO BRASIL, ministrado na cidade de Santos - SP. CAMPEÂO BRASILEIRO DE ESCULTURAS EM AREIA em 76 e em vários outros eventos da modalidade. Trabalha profissionalmente realizando diversos projetos nesta área. Este é seu site oficial http://esculturasemareia.blogspot.com.br/ Veja tambem em www.artedocimento.com.br

A HISTÓRIA DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL ( PARTE 1) O MESTRE


A HISTÓRIA DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL ( PARTE 1)
Quando se fala em esculturas de areia de praia no Brasil, o primeiro nome que vem à cabeça dos artistas responsáveis pela manutenção da arte é Pedro Germi. Tataraneto de italianos, Pedro Germi nasceu em Lins em 1930. Escultor autodidata desde 9 anos, em Lins, ele trabalhou com madeira, pedra sabão e barro até que , em 1953, ao pisar pela primeira vez numa praia, sentiu-se fascinado pela brancura da areia e passou a manuseá-la, enquanto sua família divertia-se com o banho de mar. Nesse primeiro contato, em algumas horas Pedro construiu um bloco de areia reto e em sentido vertical, dando o primeiro passo para o trabalho que desenvolveria anos mais tarde.
Em 1957 Pedro Germi voltou a Santos convicto de que a areia da praia servia a sua meta. Mas somente em 1964 definido, ele determinou sua carreira como INTRODUTOR DA ESCULTURA DE AREIA EM SENTIDO VERTICAL, a partir da cidade de Santos. Embora utilizasse ingredientes simples (areia e água do mar), sua técnica não se baseava na modelagem, mas sim no trabalho de ESCULPIR O MONTE DE AREIA (bloco). Tornando-se PRECURSOR DESTA TÉCNICA, chegou a apresentar a inovação em vários países.
Em 1965, Pedro Germi com um trabalho calcado em muita pesquisa também desenvolveu nova técnica que o levaria a ser conhecido também com precursor da SOLIDIFICAÇÃO DA AREIA DO MAR denominada AREIA DO MAR PETRIFICADA. Este novo material desenvolvido podia criar esculturas tão resistentes como as de mármore e concreto. Na baixada santista encontramos muitas obras com este material , e até em outras cidades do país e exterior.
Mas a partir do final dos anos 60, é que Pedro Germi cria o PRIMERO CURSO OFICIAL DE ESCULTURAS DE AREIA, na cidade de Santos, e começa a ver os frutos de seu trabalho como professor. Sete alunos do seu curso são CAMPEÕES BRASILEIROS E MUNDIAIS DE ESCULTURA DE AREIA em torneios realizados na França anualmente com mais de 20 países.(mas sobre este apogeu, vou escrever logo)
Em 1997, Pedro Germi falece e deixa sua técnica como legada a um grupo de artistas da baixada santista. Um deles sou eu.
Em minhas pesquisas nunca encontrei outro artista que tivesse criado esta técnica ANTES do MESTRE DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL e para o mundo.

AGORA VOCE PODE TER UM CASTELO EM CASA ! CLIQUE NA IMAGEM E APRECIE.