BLOG OFICIAL DA ARTE DE ESCULPIR EM AREIA DO BRASIL- RESPONSÁVEL CLAUDIO NOGUEIROL
Bem vindo ao blog oficial brasileiro onde você, vai saber verdadeiramente tudo sobre esta arte, que nasceu tecnicamente aqui no Brasil, exclusivamente na baixada santista, pelas mãos de um artista plástico que implantou a PRIMEIRA ESCOLA OFICIAL DE ESCULTURAS EM AREIA, e onde saíram TODOS OS CAMPEÕES BRASILEIROS E MUNDIAIS desta modalidade artística como eu. Também vai ver projetos, oficinas, notícias, eventos, e o que esta arte pode oferecer a você. OBRIGADO PELA VISITA

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS
O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

CONTATO

TEL. (13) 99712.6569 - esculturasemareia@gmail.com

E-MAIL

E-MAIL
Minha foto
SANTOS, SÃO PAULO, Brazil
Escultor em areia desde 1969, foi aluno da primeira turma do CURSO OFICIAL DE ESCULTURAS DE AREIA DO BRASIL, ministrado na cidade de Santos - SP. CAMPEÂO BRASILEIRO DE ESCULTURAS EM AREIA em 76 e em vários outros eventos da modalidade. Trabalha profissionalmente realizando diversos projetos nesta área. Este é seu site oficial http://esculturasemareia.blogspot.com.br/ Veja tambem em www.artedocimento.com.br

MAIOR PROJETO DE ESCULTURAS DE AREIA DO BRASIL






WWW.BRASIL500ANOSEMESCULTURAS

Este foi sem dúvida um site muito visto, durante muito tempo, pois no ano de 2000, a cidade de São Vicente no litoral paulista apreciou o MAIOR PROJETO DE ESCULTURAS DE AREIA DO BRASIL, idealizado por mim, que graças a um empresário do ramo de publicidade e propaganda, ACREDITOU NO MEU PROJETO, e com muito esforço e quase totalmente construído, conseguimos.
O PROJETO consiste na instalação de um conjunto escultural em areia do mar, na praia do Itararé, em um parque com área de 17 mil metros quadrados.
O conjunto escultural foi assentado em 2 blocos com cerca de 7 mil metros quadrados de superfície, 112 metros de comprimento, 63 metros de largura e 4 metros de altura em seu bloco maior.
Convidando mais nove escultores de renome nacional e internacional e eu, desenvolvemos mais de 200 esculturas que compunham cenários temáticos, contando a história do Brasil desde o descobrimento até nossos dias, concebido e desenvolvido de forma a retratar a evolução da sociedade brasileira nestes cinco séculos que nos separam da época das Grandes Navegações e do Descobrimento do Brasil.
Ficando exposto por mais de um ano, desenvolvi técnica que fizesse com que as esculturas suportassem todo o tipo de intempérie, visto que passaria as 4 estações climáticas.
Esta técnica hoje usada por muitos artistas no mundo, aqui no Brasil torna-se muito mais difícil devido o tipo de areia de nossas praias.
Para mim, este projeto, onde além dos escultores, 60 ajudantes, técnicos, engenheiros, seguranças, fornecedores e outros participaram direta ou indiretamente da minha coordenação, a população vicentina também participou com grande mérito.
Infelizmente alguns setores da administração pública após receber a transferência da coordenação geral do projeto em meados de 2000 com a saída da empresa realizadora e a patrocinadora, não deram as devidas considerações que o projeto precisava e o público visitante pedia, e em uma noite ( SEM EU SABER) ,tudo veio abaixo, acabando com uma idéia que simplesmente dava para continuar e até melhorar, continuando a trazer mais uns 300 MIL VISITANTES A MAIS, do país e do mundo, haja visto que em um ano passaram quase 310 mil.
Nunca uma cidade recebeu tanto turista nacional e internacional (250 mil média),só para verem nosso espetáculo artístico. Mais de 60 mil estudantes, 125 (+-) mídias de todos os tipos e de várias partes do mundo, uma média de 20 a 30 ônibus de turismo diários, e muito mais passaram pelo projeto que em uma reportagem de jornal local eu li. “...que os administradores desta cidade(São Vicente) não percam este momentum, que simplesmente colocou esta cidade no mapa cultural e turístico brasileiro e mundial...”
Hoje na região da baixada santista que compreende algumas cidades, a discussão é o turismo de negócios e outros. Pessoas de grandes influências na nossa região falam, falam, discutem, rediscutem e não conseguem ver que as vezes as soluções para estas infinitas discussões esta aqui mesmo e com um CUSTO BEM MAIS BARATO DO QUE IMAGINAM.

A HISTÓRIA DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL (PARTE 2)







CAMPEONATO BRASILEIRO E MUNDIAL DE ESCULTURAS DE AREIA

Continuando sobre a história desta arte, em 1967, já com o curso de esculturas de areia em andamento, inicia-se o CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCULTURAS DE AREIA, evento este realizado em promoção conjunta pela empresa aérea AIR FRANCE, DIÁRIOS ASSOCIADOS e o jornal A TRIBUNA de Santos, com oficialização da SECRETARIA DO TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Este evento durou pouco mais de dez anos, mas a cada ano atrai-a mais de 1500 participantes em torneios classificatórios que começavam na cidade de Iguape e terminava em Ubatuba. A partir de 1973 a Bahia começou também mandar um representante de torneio lá realizado.
Os vencedores de cada cidade iam disputar a final na praia de Pitangueiras, cidade do Guarujá.
O campeão brasileiro, além de ganhar troféu, quantia em dinheiro, tinha o direito de disputar o CAMPEONATO MUNDIAL DE ESCULTURAS DE AREIA, realizado na praia de La Baule, na França, juntamente com mais de 20 outros países.
O Brasil conquistou por sete vezes o título de CAMPEÃO MUNDIAL DE ESCULTURAS EM AREIA, e todos foram alunos da escola criada pelo mestre da arte em areia Pedro Germi.
Na década de setenta com este evento maior a escultura de areia obteve seu apogeu através de realizações de vários outros eventos também realizados por todo o litoral brasileiro, e que contaram com reconhecimento e apoio oficial de governos de estado e prefeituras e principalmente empresas que começavam a descobrir uma nova forma de divulgação de seus produtos e serviços.
Uma grande vitrine para esta arte foi em 1974, a primeira versão da novela MULHERES DE AREIA, exibida pela TV TUPI, onde também contou com a participação de alunos do CURSO DE ESCULTURAS DE AREIA. (estive lá).
Assim sendo, hoje eu e poucos colegas escultores, continuam a levar a ARTE DE ESCULPIR EM AREIA a onde der, como forma dar continuidade a idéia que um dia um artista autodidata teve e que REVOLUCIONOU toda a forma da se ESCULPIR EM AREIA NO MUNDO.

DECORAÇÃO OU UM PRESENTE BEM DIFERENTE.









Quando comecei a fazer esculturas de areia, imaginava uma forma de poder levar as obras que realizava nas praias para dentro de casa. Com o passar dos anos comecei a fazer vários testes com o uso de vários tipos de areia, tentando solidificá-las a ponto de poder esculpi-la diretamente no bloco.

Hoje concretizado esta idéia, realizo um dos sonhos, que é criar uma série de CASTELOS DE AREIA SOLIDIFICADOS, que podem ser usados em decoração de ambientes internos. São castelos de tamanho que variam de 15 centímetros a 65 centímetros, colocados em bases de madeira, pedra.
Também trabalhando em outros materiais parecidos com areia começo a esculpir lindos castelos para serem colocados em ambientes externos, onde podem ser adaptados a jardins, fontes, chafarizes, e várias outras idéias. Estes castelos esculpidos em escalas podem variar de 1,5 metros a mais de 3 metros, conforme projeto do cliente. Os projetos para confecção de um castelo são únicos, levando-se em conta as necessidades do ambiente que for exposto.

A partir de agora uma nova concepção de mostrar em um ambiente, trabalhos que são feitos com muito amor e profissionalismo de alguém que trabalha a mais de 37 anos com esta arte.

Caso deseje, maiores informações entre em contato.

Obrigado


A HISTÓRIA DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL ( PARTE 1) O MESTRE


A HISTÓRIA DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL ( PARTE 1)
Quando se fala em esculturas de areia de praia no Brasil, o primeiro nome que vem à cabeça dos artistas responsáveis pela manutenção da arte é Pedro Germi. Tataraneto de italianos, Pedro Germi nasceu em Lins em 1930. Escultor autodidata desde 9 anos, em Lins, ele trabalhou com madeira, pedra sabão e barro até que , em 1953, ao pisar pela primeira vez numa praia, sentiu-se fascinado pela brancura da areia e passou a manuseá-la, enquanto sua família divertia-se com o banho de mar. Nesse primeiro contato, em algumas horas Pedro construiu um bloco de areia reto e em sentido vertical, dando o primeiro passo para o trabalho que desenvolveria anos mais tarde.
Em 1957 Pedro Germi voltou a Santos convicto de que a areia da praia servia a sua meta. Mas somente em 1964 definido, ele determinou sua carreira como INTRODUTOR DA ESCULTURA DE AREIA EM SENTIDO VERTICAL, a partir da cidade de Santos. Embora utilizasse ingredientes simples (areia e água do mar), sua técnica não se baseava na modelagem, mas sim no trabalho de ESCULPIR O MONTE DE AREIA (bloco). Tornando-se PRECURSOR DESTA TÉCNICA, chegou a apresentar a inovação em vários países.
Em 1965, Pedro Germi com um trabalho calcado em muita pesquisa também desenvolveu nova técnica que o levaria a ser conhecido também com precursor da SOLIDIFICAÇÃO DA AREIA DO MAR denominada AREIA DO MAR PETRIFICADA. Este novo material desenvolvido podia criar esculturas tão resistentes como as de mármore e concreto. Na baixada santista encontramos muitas obras com este material , e até em outras cidades do país e exterior.
Mas a partir do final dos anos 60, é que Pedro Germi cria o PRIMERO CURSO OFICIAL DE ESCULTURAS DE AREIA, na cidade de Santos, e começa a ver os frutos de seu trabalho como professor. Sete alunos do seu curso são CAMPEÕES BRASILEIROS E MUNDIAIS DE ESCULTURA DE AREIA em torneios realizados na França anualmente com mais de 20 países.(mas sobre este apogeu, vou escrever logo)
Em 1997, Pedro Germi falece e deixa sua técnica como legada a um grupo de artistas da baixada santista. Um deles sou eu.
Em minhas pesquisas nunca encontrei outro artista que tivesse criado esta técnica ANTES do MESTRE DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL e para o mundo.

VAMOS DAR O VALOR QUE MERECE POR FAVOR.

Bem, a partir deste novo ano de 2008 que inicia, eu decidi que após sempre acompanhar tudo que se refere à arte de esculpir em areia no mundo e principalmente aqui no Brasil, verifiquei que até hoje não existe ninguém que possa contar corretamente como esta maravilhosa arte (assim eu a considero), nasceu aqui no nosso país. Também irão ver fotos desta trajetória que marcou a cidade de Santos e região como terra dos melhores escultores de areia do Brasil (e que Sá do mundo). Neste espaço, eu como escultor há mais tempo em atividade ainda, e me sentindo um pouco responsável por muitos escultores de areia estarem ou voltarem a trabalhar com esta modalidade artística é que me dou o direito de aqui poder finalmente mostrar valores, defender, criticar e, sobretudo continuar lutando para que A ARTE DE ESCULPIR EM AREIA possa ser uma ferramenta importante em várias áreas, como: TURISMO, EDUCAÇÃO, SOCIAL, ENTRETENIMENTO, CULTURA, COMERCIAL, etc.. (como foi). A partir de agora, todos os que tiverem interesse em fazer desta arte, não uma forma de pedir (caixinha) na beira da praia, mas sim realizar projetos que possam colaborar como enriquecimento da arte em nosso país, serão bem vindos. Idéias e atitudes são o que eu espero de todos os escultores de areia e amantes desta arte, aqui do Brasil.

CLAUDIO NOGUEIROL

AGORA VOCE PODE TER UM CASTELO EM CASA ! CLIQUE NA IMAGEM E APRECIE.