Aos amigos que gostam de saber como fazer uma escultura, aqui vai esta reportagem que dei para a Revista SUPER INTERESSANTE de dezembro de 2011. Ficou legal porque tem as ilustrações.
A arquitetura
Construir uma escultura majestosa de areia exige precisão. primeiro, faça um projeto para calcular tamanho e proporções do futuro castelo. Softwares de desenho técnico em 2D e 3D podem ser usados. Mas também dá para improvisar. um recorte de revista ou uma foto podem servir de base, basta quadriculá-lo com uma caneta. Assim, ele vai servir de escala, copiando cada quadradinho de uma vez.
Ferramentas
Baldes para carregar água e pincéis para limpar a areia que cai são os objetos mais importantes. Estiletes também são úteis: servem para fazer os cortes da escultura. e uma espátula de lâmina resistente ajuda a modelar a obra. Também dá para elaborar instrumentos próprios, como usar a ponta do compasso para desenhar a janela do castelo.
Finos grãos
Nem toda praia tem a matéria-prima ideal para o trabalho. A areia precisa ser a mais fina possível para que os grãos sejam pequenos e se aglutinem. Um teste ajuda a identificar a qualidade do material: aperte um montinho na mão. se ele ficar rígido e não desmanchar, é porque a areia é boa. Outra preocupação é o clima: dias com pouco vento e umidade são melhores.
É estrutural
Monte um bloco de areia sólido, que vai servir de "mármore bruto" (caso a escultura fosse de mármore, claro). para isso, misture areia e água na mesma quantidade em um balde. então coloque uma camada de areia encharcada e soque com as mãos até ficar firme. Vá fazendo camadas até o bloco ter o tamanho desejado.
Hora de brilhar
Com a ajuda do projeto, comece a esculpir de cima para baixo, sempre atento às escalas para não se perder nas proporções. primeiro o bloco é modelado com cortes maiores, para formar o contorno. Depois volte para o topo e comece a entalhar. O importante é que nenhuma parte fique sem apoio. se o dia estiver muito quente, borrife água para o bloco não secar.
Cuide da cria
Para o castelo de não desmoronar com chuva e vento, faça uma manutenção constante. Borrife o monumento todos os dias com água e cola branca, o que cria uma fina película e protege de fortes chuvas e ventos. Assim a escultura pode ficar em pé por anos.