BLOG OFICIAL DA ARTE DE ESCULPIR EM AREIA DO BRASIL- RESPONSÁVEL CLAUDIO NOGUEIROL
Bem vindo ao blog oficial brasileiro onde você, vai saber verdadeiramente tudo sobre esta arte, que nasceu tecnicamente aqui no Brasil, exclusivamente na baixada santista, pelas mãos de um artista plástico que implantou a PRIMEIRA ESCOLA OFICIAL DE ESCULTURAS EM AREIA, e onde saíram TODOS OS CAMPEÕES BRASILEIROS E MUNDIAIS desta modalidade artística como eu. Também vai ver projetos, oficinas, notícias, eventos, e o que esta arte pode oferecer a você. OBRIGADO PELA VISITA

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS
O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

CONTATO

TEL. (13) 99712.6569 - esculturasemareia@gmail.com

E-MAIL

E-MAIL
Minha foto
SANTOS, SÃO PAULO, Brazil
Escultor em areia desde 1969, foi aluno da primeira turma do CURSO OFICIAL DE ESCULTURAS DE AREIA DO BRASIL, ministrado na cidade de Santos - SP. CAMPEÂO BRASILEIRO DE ESCULTURAS EM AREIA em 76 e em vários outros eventos da modalidade. Trabalha profissionalmente realizando diversos projetos nesta área. Este é seu site oficial http://esculturasemareia.blogspot.com.br/ Veja tambem em www.artedocimento.com.br

COMO FAZER CASTELOS DE AREIA - INICIANTES

Aos amigos que gostam de saber como fazer uma escultura, aqui vai esta reportagem que dei para a Revista SUPER INTERESSANTE de dezembro de 2011. Ficou legal porque tem as ilustrações.

A arquitetura

Construir uma escultura majestosa de areia exige precisão. primeiro, faça um projeto para calcular tamanho e proporções do futuro castelo. Softwares de desenho técnico em 2D e 3D podem ser usados. Mas também dá para improvisar. um recorte de revista ou uma foto podem servir de base, basta quadriculá-lo com uma caneta. Assim, ele vai servir de escala, copiando cada quadradinho de uma vez. 
Ferramentas

Baldes para carregar água e pincéis para limpar a areia que cai são os objetos mais importantes. Estiletes também são úteis: servem para fazer os cortes da escultura. e uma espátula de lâmina resistente ajuda a modelar a obra. Também dá para elaborar instrumentos próprios, como usar a ponta do compasso para desenhar a janela do castelo.                


Finos grãos

Nem toda praia tem a matéria-prima ideal para o trabalho. A areia precisa ser a mais fina possível para que os grãos sejam pequenos e se aglutinem. Um teste ajuda a identificar a qualidade do material: aperte um montinho na mão. se ele ficar rígido e não desmanchar, é porque a areia é boa. Outra preocupação é o clima: dias com pouco vento e umidade são melhores. 
É estrutural

Monte um bloco de areia sólido, que vai servir de "mármore bruto" (caso a escultura fosse de mármore, claro). para isso, misture areia e água na mesma quantidade em um balde. então coloque uma camada de areia encharcada e soque com as mãos até ficar firme. Vá fazendo camadas até o bloco ter o tamanho desejado.

 
Hora de brilhar

Com a ajuda do projeto, comece a esculpir de cima para baixo, sempre atento às escalas para não se perder nas proporções. primeiro o bloco é modelado com cortes maiores, para formar o contorno. Depois volte para o topo e comece a entalhar. O importante é que nenhuma parte fique sem apoio. se o dia estiver muito quente, borrife água para o bloco não secar. 
Cuide da cria
Para o castelo de não desmoronar com chuva e vento, faça uma manutenção constante. Borrife o monumento todos os dias com água e cola branca, o que cria uma fina película e protege de fortes chuvas e ventos. Assim a escultura pode ficar em pé por anos.

AGORA VOCE PODE TER UM CASTELO EM CASA ! CLIQUE NA IMAGEM E APRECIE.