BLOG OFICIAL DA ARTE DE ESCULPIR EM AREIA DO BRASIL- RESPONSÁVEL CLAUDIO NOGUEIROL
Bem vindo ao blog oficial brasileiro onde você, vai saber verdadeiramente tudo sobre esta arte, que nasceu tecnicamente aqui no Brasil, exclusivamente na baixada santista, pelas mãos de um artista plástico que implantou a PRIMEIRA ESCOLA OFICIAL DE ESCULTURAS EM AREIA, e onde saíram TODOS OS CAMPEÕES BRASILEIROS E MUNDIAIS desta modalidade artística como eu. Também vai ver projetos, oficinas, notícias, eventos, e o que esta arte pode oferecer a você. OBRIGADO PELA VISITA

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS
O MEU ESCRITÓRIO EM SANTOS

CONTATO

TEL. (13) 99712.6569 - esculturasemareia@gmail.com

E-MAIL

E-MAIL
Minha foto
SANTOS, SÃO PAULO, Brazil
Escultor em areia desde 1969, foi aluno da primeira turma do CURSO OFICIAL DE ESCULTURAS DE AREIA DO BRASIL, ministrado na cidade de Santos - SP. CAMPEÂO BRASILEIRO DE ESCULTURAS EM AREIA em 76 e em vários outros eventos da modalidade. Trabalha profissionalmente realizando diversos projetos nesta área. Este é seu site oficial http://esculturasemareia.blogspot.com.br/ Veja tambem em www.artedocimento.com.br

A HISTÓRIA DA ESCULTURA DE AREIA NO BRASIL (PARTE 2)







CAMPEONATO BRASILEIRO E MUNDIAL DE ESCULTURAS DE AREIA

Continuando sobre a história desta arte, em 1967, já com o curso de esculturas de areia em andamento, inicia-se o CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCULTURAS DE AREIA, evento este realizado em promoção conjunta pela empresa aérea AIR FRANCE, DIÁRIOS ASSOCIADOS e o jornal A TRIBUNA de Santos, com oficialização da SECRETARIA DO TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Este evento durou pouco mais de dez anos, mas a cada ano atrai-a mais de 1500 participantes em torneios classificatórios que começavam na cidade de Iguape e terminava em Ubatuba. A partir de 1973 a Bahia começou também mandar um representante de torneio lá realizado.
Os vencedores de cada cidade iam disputar a final na praia de Pitangueiras, cidade do Guarujá.
O campeão brasileiro, além de ganhar troféu, quantia em dinheiro, tinha o direito de disputar o CAMPEONATO MUNDIAL DE ESCULTURAS DE AREIA, realizado na praia de La Baule, na França, juntamente com mais de 20 outros países.
O Brasil conquistou por sete vezes o título de CAMPEÃO MUNDIAL DE ESCULTURAS EM AREIA, e todos foram alunos da escola criada pelo mestre da arte em areia Pedro Germi.
Na década de setenta com este evento maior a escultura de areia obteve seu apogeu através de realizações de vários outros eventos também realizados por todo o litoral brasileiro, e que contaram com reconhecimento e apoio oficial de governos de estado e prefeituras e principalmente empresas que começavam a descobrir uma nova forma de divulgação de seus produtos e serviços.
Uma grande vitrine para esta arte foi em 1974, a primeira versão da novela MULHERES DE AREIA, exibida pela TV TUPI, onde também contou com a participação de alunos do CURSO DE ESCULTURAS DE AREIA. (estive lá).
Assim sendo, hoje eu e poucos colegas escultores, continuam a levar a ARTE DE ESCULPIR EM AREIA a onde der, como forma dar continuidade a idéia que um dia um artista autodidata teve e que REVOLUCIONOU toda a forma da se ESCULPIR EM AREIA NO MUNDO.

AGORA VOCE PODE TER UM CASTELO EM CASA ! CLIQUE NA IMAGEM E APRECIE.